quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Servidora Francinete participa de encontro no PR


A servidora Francinete (Agente Administrativa) da EREM Arão Peixoto de Alencar participou, em meados de julho, do 7º Encontro do DEFE - Departamento de Funcionários. O evento que tem por objetivo discutir as políticas de valorização dos funcionários de escolas de todo o Brasil, aconteceu no litoral Paranaense, em Pontal do Paraná e reuniu mais de 300 delegados de todo o Brasil.
A abertura oficial do evento contou com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), organizadora do evento, do Ministério da Educação (MEC) da APP-sindicato, Secretaria do Estado da Educação (SEED) e, ainda, com a participação da Senadora e funcionária de escola Fátima Cleide (PT/Rondônia), entre outros convidados.

Nesta manhã de quinta-feira (30), encerrando o ciclo de palestras promovidas pela Secretaria de Saúde através do PSE (Programa de Saúde na Escola) e em parceria com a escola, a Cirurgiã Dentista Jordana de Oliveira palestrou sobre saúde bucal aos alunos do ensino regular e integral.

Na oportunidade, a dentista orientou sobre os cuidados que devemos ter com doenças na boca, orientou sobre como devemos proceder em caso de algum sintoma, bem como a prevenção de cáries e infecções, além de orientar sobre a importância de uma boa escovação.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Enfermeiro dá palestra sobre drogas e alcoolismo



Dando continuidade à maratona de palestras e oficinas de Saúde, promovida através da parceria entre a Secretaria de Saúde de Ipubi e a escola, o Enfermeiro do CAPS - Centro de Apoio Psicossocial - Everton Pereira, promoveu hoje (29) uma palestra sobre Drogas e Alcoolismo.

Na oportunidade, o palestrante explicou o que vem a ser as drogas e o álcool, quais os tipos, o que essas substâncias podem causar no nosso organismo quando consumidas, quais os impactos na nossa vida social, as dependências físicas e psíquicas, dentre várias outras questões.

Tudo isso estimulou o interesse dos alunos que na oportunidade, aproveitaram ao máximo e participaram assiduamente de mais uma atividade educativa realizada na escola.

Educadora Social dá palestra sobre DST's



Neste última quinta-feira (23), a EREM Arão Peixoto de Alencar, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ipubi, deu continuidade aos trabalhos de palestras sobre Saúde na Escola.

Marloure do Socorro, Educadora Social do Programa Saúde na Escola palestrou aos estudantes adolescentes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, explicando o que são as DST’s, quais os sintomas aparentes, o que podem causar, como se proceder em caso de contagio e sobre os métodos preventivos.

Alem de tirar várias dúvidas, Marloure incentivou os adolescentes o uso de preservativos em caso de relações sexuais, deixando claro que o único método de evitar essas doenças é a prevenção.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Professora Edna realiza experiência em laboratório


Alunos da 7ª série do ensino regular tiveram hoje, aulas práticas no Laboratório de Ciências da Escola, sobre Tecido Ósseo e Articulações.
A professora Edna Luna, (Biologia) realizou uma experiência para analisar a descalcificação óssea. Para tanto, foi emergido duas amostras de osso de galinha em dois recipientes, um deles com vinagre de cozinha, outro com água.
Os alunos, ansiosos, aguardam o resultado da experiência.

7ª A promove mutirão de limpeza


Nesta sexta-feira (17) os alunos da 7ª A participam de ações educativas para construção do projeto “Uma Escola Sustentável”, inserido na Agenda 21 Escolar, com movimentos de mutirão de limpeza, coletando materiais e dejetos inorgânicos e, destinando-os assim, para fins mais apropriados.

O sucesso da atividade contribuiu para o meio ambiente escolar, e comprovou assim que a união faz a força.

Faça sua parte!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alunos assistem palestra sobre Gravidez na Adolescência


Diante da realidade que os alunos se encontram, a Escola de Referência Arão Peixoto, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ipubi promove a partir de hoje (22) uma série de palestras sobre temas polêmicos que têm impactos na vida social dos adolescentes.

Para a abertura, escolheu-se o tema Gravidez Na Adolescência, ministrado pelo palestrante Everton Pereira (Enfermeiro do Centro de Apoio Psicossocial - CAPS) e coordenado por Érica Regina (Programa de Saúde na Escola - PSE), com a finalidade de alertar os jovens sobre os riscos de se ter uma gravidez precoce, bem como os métodos de prevenção existentes e a utilização dos mesmos.

Desde já, a escola agradece o empenho de todos.


Os alunos do 1º Ano A, B e C da Escola de Referência Arão Peixoto de Alencar confeccionaram nesta segunda-feira (20) cartilhas educativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Direito dos Portadores de Deficiência.


Coordenados pelo professor Paulo Everardo (Direitos Humanos), os alunos desenvolveram brilhantes trabalhos, que além de ter fins educativos, proporciona aos estudantes o exercício da cidadania.


Os trabalhos ficarão expostos na Biblioteca da Escola.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escola apoia o "Dia da Valorização às Pessoas Especiais"

A Secretaria de Saúde de Ipubi, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promove hoje (9), aqui na Escola de Referência Arão Peixoto de Alencar o “Dia da Valoricação da Pessoa com Deficiência”.

Através de palestras, atividades e apresentações culturais, a equipe do NASF, composta pelos profissionais assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional com a colaboração do Programa de Saúde na Escola (PSE), enfermeiros e agentes de saúde buscando conscientizar os portadores de necessidades especiais e familiares sobre a importância da inclusão no meio social, como também a adaptação de ambientes para a circulação destas pessoas.

Os participantes poderão desfrutar de muitas brincadeiras e atividades, tendo o supervisionamento de profissionais competentes, proporcionando assim um dia de conhecimento, lazer e muita diversão.


A Escola abraça esta causa, porque acredita que a inclusão e a conscientização é sempre o melhor caminho para que todos possam viver em uma sociedade melhor.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resultado Final Projeto "Bullying Não É Moda!"

Média do Desempenho das duplas

1º Lugar: Ysnéia e Alessandra - 92,5
2º Lugar: Vanderléia e Gabriela - 88,6

3º Lugar: Michely e Helen Laiz - 87,5
4º Lugar: Edilanea e Ana Paula - 87,2


A professora Luciene Gomes parabeniza a todos pelo brilhante desempenho!


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Confira na íntegra a peça Síndrome do Pânico

Perdeu? Então assista na íntegra a peça "Síndrome do Pânico", apresentada pelos alunos do 1º C


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1º ano apresenta peças teatrais


Estudantes do 1º ano apresentam nesta semana peças teatrais na Escola. O projeto vem sendo desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Luciene Gomes, como forma de dinamizar as aulas e buscar formas alternativas de se adquirir conhecimento.


A participação ativa de todos abrilhanta cada vez mais o evendo. Desde já, a escola parabeniza a todos os alunos participantes.

Boa sorte a todos.

Alunos vão à aula passeio no Ceará



O professor de Geografia e Educação Ambiental Paulo Everardo levou neste sábado (21) os alunos do 2º Ano A e B para uma aula de campo na cidade de Santana do Cariri e Nova Olinda, no estado do Ceará, para uma aula-passeio inovadora.

Na oportunidade, conheceram a FLONA - Floresta Nacional do Araripe pertencente ao IBAMA, o Pontal de Santa Cruz, o Museu de Paleontologia do Cariri pertencente à Universidade Regional do Cariri, que tem fósseis e réplicas de dinossauros que viveram há milhares de anos naquela região, e também a fundação Casa Grande em Nova Olinda, pertencente ao Projeto Criança Esperança.

Os alunos ficaram maravilhados com tamanha riqueza encontrada naquela região. A aula proporcionou conhecimento e descontração, além de muita alegria, despertando nos alunos cada vez mais o interesse pela preservação do meio ambiente.